Infiltração articular

Patologias do Ombro

Patologias do Cotovelo

Ortopedia Geral

Últimos Artigos

A infiltração articular é um procedimento no qual injetamos medicamentos diretamente na articulação afetada tanto como parte do tratamento quanto para aliviar os sintomas. Mas infiltrações vão muito além de apenas infiltrações articulares.

Existem vários tipos de infiltrações em ortopedia. Uma infiltração, de modo genérico, consiste em aplicar através de uma agulha uma substância diretamente no local em que desejamos que faça efeito.

Diferente de um tratamento medicamentoso com efeitos sistêmicos, isso é, por todo o organismo, que é o que ocorre com o uso de medicações por via oral, via endovenosa, via intramuscular ou até em alguns casos por via tópica (existem emplastros que tem ação sistêmica, como o Restiva, e outros que tem ação local, como o Toperma, por exemplo).

No geral, a infiltração pode ser feita dentro de uma articulação, ao redor, como sobre ligamentos e tendões, ou até em certos músculos, como infiltração de ponto gatilho, a depender da condição que queremos tratar.

Em muitas infiltrações devemos utilizar o aparelho de ultrassom para guiar a aplicação e ter precisão no local onde estamos aplicando a medicação e garantir maior segurança. Infiltrações ortopédicas podem ser realizadas no consultório ou com sedação no centro cirúrgico, para minimizar o desconforto, mas sempre com técnica asséptica, isso é, tudo o mais limpo o possível para reduzir o risco de infecção.

É importante destacar que infiltrações, além de melhorar a dor, auxilia na reabilitação e é mais uma ação em busca da cura, sendo excelente quando complementada por outras técnicas terapêuticas. Em ortopedia a maior parte dos tratamentos são multimodais e multiprofissionais, ou seja, vários componentes e profissionais trabalham juntos no cuidado do paciente.

infiltracao-articular-dr-eric-curi-ostopedista-ombro-cotovelo-sao-paulo-1.jpg

Em quais patologias as infiltrações são utilizadas?

Infiltrações em ortopedia são utilizadas para o tratamento de diversas condições, tanto que afetam articulações quanto extra articulares, como em tendões, ligamentos e músculos.

A literatura científica apresenta respaldo no uso de infiltrações para o tratamento de artrose (osteoartrite) do ombro, joelho e outras articulações, lesões de tendões, como na Síndrome do Manguito Rotador ou na epicondilite lateral ou medial, lesões ligamentares, como entorses do tornozelo, e em contraturas musculares, chamadas infiltrações de ponto gatilho.

Existe também a modalidade de infiltração conhecida como bloqueio de nervo periférico, em que anestesia-se nervos específicos proporcionando alívio da dor e melhorando a qualidade de vida dos pacientes, procedimento feito em casos de Capsulite Adesiva, por exemplo.

Em quais articulações podemos executá-la?

A infiltração articular é indicada para o tratamento de diversas condições que afetam as articulações, proporcionando alívio da dor, melhorando a qualidade de vida dos pacientes e, em alguns casos, inclusive cura da patologia.

Entre as articulações mais comuns de serem infiltradas, destacam-se os ombros, cotovelos, joelhos e tornozelos, entre outras. Infiltrações podem ser utilizadas nas seguintes condições:

Ombro

Cotovelo

Joelho

Medicina Regenerativa e substâncias utilizadas nas infiltrações

Tratamentos com infiltrações muitas vezes são parte do que chamamos de Medicina Regenerativa. A Medicina Regenerativa visa regenerar e reparar tecidos. Nos casos de infiltrações articulares para tratamento de artrose ou infiltrações extra-articulares para tratar lesões em tendões ou ligamentos é exatamente isto que buscamos.

As principais substâncias utilizadas na Medicina Regenerativa são o Ácido Hialurônico, o Plasma Enriquecido com Plaquetas (PRP) e o Aspirado de Medula Óssea. Houve muitos avanços nessas linhas de tratamento nos últimos anos, mas infelizmente ainda não temos uma solução milagrosa que tenha resultados esplêndidos. As infiltrações na linha da Medicina Regenerativa tem sido efeitos benéficos no tratamento dos pacientes mas devem ser bem indicadas e utilizadas em conjunto com outras terapias, sendo feito um tratamento multimodal e multidisciplinar.

Outras medicações frequentemente utilizadas em infiltrações são corticoides e anestésicos.

Ácido hialurônico

Conhecida por sua propriedade de viscossuplementação das articulações, a injeção com ácido hialurônico lubrifica e melhora a mobilidade articular.

É um medicamento que está muito em alta na ortopedia, sendo utilizado com a expectativa de ajudar a cicatrizar certas lesões, preservar os condrócitos (células da cartilagem) e diminuir a dor.

Nos casos de artrose, usamos o ácido hialurônico de alto peso molecular, uma solução mais viscosa que pode ter um efeito mecânico de aliviar carga em regiões mais lesadas da articulação. Já o ácido hialurônico de baixo peso molecular é utilizado nos casos de tratamento de lesões de tecidos moles, por exemplo, tendinoses (tipo específico de tendinites, como na Síndrome do Manguito Rotador e nas epicondilites lateral e medial) e lesões ligamentares, como nos entorses.

O ácido hialurônico é indicado para dores crônicas, ajuda no controle do processo inflamatório e cicatrização de lesões.

Corticóides

Corticóides são medicamentos anti-inflamatórios hormonais, isso é, eles são muito similares a um hormônio que nosso corpo produz normalmente que é o cortisol. Por isso o nome corticóides.

Com forte efeito anti-inflamatório, mas agindo por vias bioquímicas diferentes dos anti-inflamatórios não hormonais, corticóides melhoram a dor e a mobilidade das articulações, ajudando a restabelecer suas funções.

É preciso ter atenção ao seu uso, pois existem contra indicações ao seu uso.

Anestésicos

Os anestésicos atuam diretamente sobre os circuitos de dor presentes pelo corpo, bloqueando a transmissão dessa informação. Com isso, proporcionam alívio rápido da dor, embora temporário. 

São usados em casos selecionados, como na Capsulite Adesiva, além de testes terapêuticos para identificar a origem da dor.

Quais resultados esperar de uma infiltração ortopédica?

Como vimos, infiltrações podem regenerar e reparar tecidos, diminuir a resposta inflamatória, melhorar a dor e preservar as células que revestem nossas articulações – os nossos preciosos condrócitos. 

Logo após a realização do procedimento, alguns cuidados são essenciais para maximizar os benefícios do tratamento. E esses cuidados pós procedimento variam bastante de caso a caso. Para certos diagnósticos será necessário fazer repouso articular por alguns dias e a retomada de atividades será gradual. Em outros, o repouso não é necessário e a retomada das atividades poderá ser imediata.

O uso de compressas frias pode ajudar a reduzir qualquer desconforto ou inchaço que costuma ser leve e breve.

Uma dúvida comum dos pacientes é em quanto tempo os resultados aparecem. Eles não são imediatos, levando de alguns dias a algumas semanas para surgirem. Nos casos de Medicina Regenerativa a medicação continua agindo durante várias semanas. E, a depender de cada caso, poderemos repetir o procedimento após seus efeitos passarem.

Quem pode realizar a infiltração articular?

Esteja atento(a)! Infiltrações ortopédicas devem ser realizadas por médicos ortopedistas qualificados. 

É importante escolher um profissional experiente para garantir a segurança e eficácia do procedimento. Se você estiver enfrentando dor articular persistente, é aconselhável procurar um ortopedista para avaliação. 

Infiltrações ortopédicas são técnicas eficazes de tratamento, mas devem ser bem indicadas! Não existe um remédio milagroso. O tratamento é multimodal e multiprofissional.

Para saber mais sobre como a infiltração pode ajudá-lo, agende uma consulta com o Dr. Eric Curi. Nossa equipe está pronta para fornecer o melhor cuidado e orientação, com responsabilidade científica!

Agende sua consulta com o Dr. Eric Curi

Vila Olímpia

SARTOR - Medicina Integrada

Rolar para cima