Lesão do músculo peitoral

Patologias do Ombro

Patologias do Cotovelo

Ortopedia Geral

Últimos Artigos

lesão-do-músculo-peitoral-maior

A lesão do músculo peitoral maior é uma condição que pode afetar significativamente a mobilidade e a força do braço, especialmente em praticantes de atividades físicas intensas, como a musculação. 

Este músculo, conhecido por seu grande volume na parte anterior do tórax, é composto por duas partes principais: a cabeça clavicular, que se origina na clavícula, e a cabeça esternal, que surge no esterno, o osso central do tórax. Ambas as porções inserem-se no úmero, o osso do braço.

musculo-peitoral-maior-dr-eric-curi-ortopedista-ombro-cotovelo-sao-paulo

Suas funções incluem a adução (movimento de trazer o braço junto ao corpo), rotação interna do ombro/braço e auxílio na elevação frontal (flexão), sendo ativado em exercícios, como o supino.

O peitoral maior é um músculo robusto e essencial para diversas funções do ombro e pode sofrer lesões, especialmente durante atividades físicas intensas.

Qual é a principal lesão do peitoral maior?

Devido ao seu envolvimento em exercícios intensos, o peitoral maior está sujeito a distensões e roturas, principalmente quando submetido a esforços excessivos.

As lesões mais comuns no peitoral maior são as distensões de baixo grau, que ocorrem na área muscular ou na junção entre o músculo e o tendão que vai para o braço. Essas lesões não causam rompimento completo das fibras musculares, são lesões parciais. 

No entanto, pode ocorrer do paciente sofrer uma rotura total, resultando em deformidade visível, assimetria axilar e perda significativa de força.

As rupturas completas do peitoral maior acontecem perto da inserção do músculo ao úmero.

lesões-mais-comuns-no-peitoral-maior

O paciente pode ouvir um estalo alto no momento da lesão, o que, apesar de causar uma deformidade visível, nem sempre vem acompanhado de dor intensa. 

Normalmente, um grande hematoma forma-se na região, estendendo-se do peitoral para o braço e o tronco.

Quais as principais causas dessas lesões?

A ruptura do peitoral maior é comum em praticantes de musculação de alta intensidade, especialmente em indivíduos que utilizam hormônios anabolizantes. 

Isso porque, o uso desses hormônios pode aumentar o volume muscular, sem que o tendão acompanhe esse crescimento, criando uma área vulnerável. 

A lesão costuma ocorrer durante uma contração excêntrica, como na descida do supino.

Além do uso de hormônios anabolizantes, pacientes tabagistas ou que já sofreram lesões tendíneas, como do bíceps ou tríceps, estão mais propensos a novas rupturas.

rompimento-musculo-peitoral-dr-eric-curi-ortopedista-ombro-cotovelo-sao-paulo

Como fazemos o diagnóstico?

O diagnóstico da lesão do músculo peitoral é feito por meio de uma avaliação clínica e exames de imagem. 

Durante o exame físico, sinais como deformidade visível e hematomas são indicativos da lesão.

Para confirmação, exames como ultrassonografia e ressonância magnética são utilizados, permitindo uma visualização detalhada da extensão da ruptura.

Tratamento da lesão do músculo peitoral maior

O tratamento para a lesão do peitoral maior é cirúrgico, com boas chances de recuperação. 

Durante o procedimento, o músculo é reposicionado e o tendão é refixado no local da sua inserção, utilizando fios de alta resistência.

Após a cirurgia, o paciente deve passar por um período de reabilitação, que garante a reintegração adequada do músculo e do tendão.

Atualmente este processo de cicatrização não pode ser acelerado, ou seja, dependemos da biologia do paciente para que a fixação do tendão novamente ao osso seja completa e segura. Os fios de fixação permanecem no local, mas são funcionalmente substituídos pelo próprio tecido cicatrizado. 

A cirurgia de reconstrução do peitoral maior permite que o paciente recupere a força e a funcionalidade do músculo, ou seja, após a reabilitação, ele poderá voltar a suas atividades físicas sem restrições significativas.

Embora possam ser necessários ajustes nos exercícios durante o retorno ao treinamento, o desempenho muscular geralmente é restaurado sem prejuízos estéticos ou de força a longo prazo.

Conte com o Dr. Eric Curi

Caso você tenha sofrido uma lesão no músculo peitoral, não demore para realizar a cirurgia, de modo a evitar a perda de funcionalidade da região.

O Dr. Eric Curi é especialista no tratamento de lesões do músculo peitoral e está preparado para oferecer um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz. 

Com ampla experiência em cirurgias ortopédicas, especialmente em ombro e cotovelo, ele garante uma recuperação segura e completa para que seus pacientes possam retomar suas atividades físicas sem limitações.

Agende uma consulta e veja quais são as possibilidades de reabilitação para o seu quadro clínico!

Agende sua consulta com o Dr. Eric Curi

Vila Olímpia

SARTOR - Medicina Integrada

Rolar para cima