Rigidez do cotovelo

Patologias do Ombro

Patologias do Cotovelo

Ortopedia Geral

Últimos Artigos

rigidez-cotovelo-eric-curi-ortopedista-ombro-cotovelo-sao-paulo

A rigidez do cotovelo é uma condição que pode afetar bastante a mobilidade e a qualidade de vida de uma pessoa.

Caracterizada pela dificuldade em realizar movimentos comuns com o braço e antebraço, essa limitação pode ter diferentes causas, desde lesões até condições como fibroses articulares.

A rigidez do cotovelo pode ser acompanhada de dor e desconforto, impactando significativamente os movimentos e atividades cotidianas. 

Portanto, a condição exige uma avaliação especializada para o diagnóstico e tratamento adequado.

O que é a rigidez do cotovelo?

A rigidez do cotovelo é uma condição em que há uma limitação ou dificuldade em realizar os movimentos naturais dessa articulação.

O cotovelo realiza quatro tipos de movimentos: flexão (dobrar o cotovelo), extensão (esticar o cotovelo), pronação (girar a palma da mão para baixo) e supinação (girar a palma da mão para cima).

Quando há rigidez, o paciente tem restrição de um ou mais desses movimentos.

Além disso, a rigidez do cotovelo pode causar dor tanto na articulação afetada quanto nas articulações próximas, devido à sobrecarga imposta às estruturas vizinhas.

Quais são as causas dessa condição?

Diversas podem ser as causas desse incômodo. Por isso, é fundamental investigar o problema com um ortopedista especialista para identificar o quadro exato do paciente.

Entre as principais causas da rigidez do cotovelo estão:

Imobilização prolongada

Manter o cotovelo imobilizado por um longo período, como no tratamento de lesões, pode levar à perda de movimento. Felizmente a grande maioria destes casos são perdas transitórias da mobilidade e a tendência é recuperar os movimentos sem que haja sequelas.

Fratura mal cicatrizada

Quando ocorre uma fratura no cotovelo e a cicatrização não acontece corretamente (consolidação viciosa), isso pode afetar a função da articulação.

Presença de corpos livres intra-articulares

Pequenos fragmentos de ossos ou cartilagem dentro da articulação podem bloquear o movimento normal.

Encurtamentos tendíneos

Tendões que encurtam ou perdem elasticidade podem limitar a amplitude dos movimentos do cotovelo.

Fibroses intra-articulares

Formação de tecido cicatricial endurecido dentro da articulação que restringe a mobilidade.

Quais os sinais clínicos da rigidez do cotovelo?

Os principais sintomas da rigidez do cotovelo incluem:

Como realizamos o diagnóstico da rigidez do cotovelo?

Quando o paciente chega com esta queixa no consultório, inicialmente, ouvimos a história clínica do paciente para então realizarmos um exame físico detalhado. Observamos a amplitude de movimento do cotovelo e os sintomas relatados, como dor e limitação funcional.

Durante essa avaliação, podemos solicitar que o paciente realize movimentos específicos para identificar a extensão da rigidez.

Para complementar o diagnóstico, frequentemente utilizamos exames de imagem. Geralmente a investigação começa com radiografias para compreender a parte óssea da articulação, incluindo, desalinhamentos ósseos, sequelas de fraturas, consolidações viciosas ou corpos livres intra-articulares que possam estar contribuindo para a rigidez.

Além disso, podemos usar a ressonância magnética ou tomografia computadorizada para fornecer uma visão tridimensional e mais detalhada das estruturas que compõem esta articulação.

Quais são as opções de tratamento para a rigidez do cotovelo?

O tratamento irá depender da causa identificada, isso é, da etiologia da rigidez. Casos mais benignos tendem a ser de tratamento conservador e casos mais graves e crônicos tendem a ser de tratamento cirúrgico.

Uso de órteses

Envolve o uso de órteses para auxiliar no alongamento e no correto posicionamento das estruturas do cotovelo.

Fisioterapia e/ou terapita ocupacional

A fisioterapia ou terapia ocupacional tem grande respaldo na literatura científica e resultados positivos. Claro que sua indicação e atuação dependerá das causas à rigidez, mas via de regra é um tratamento que sempre ajuda, seja para ganho de amplitude de movimento, fortalecimento, coordenação motora e/ou controla da dor.

Infiltração articular

A infiltração no cotovelo pode ser útil para aliviar a inflamação e a dor, além de fomentar a cicatrização de tecidos lesionados. 

O medicamento a ser utilizado dependerá de cada caso e caberá ao ortopedista propor a melhor alternativa.

Cirurgia

Em casos mais graves e mais crônicos muitas vezes o tratamento indicado é o cirúrgico.

cirurgia-rigidez-cotovelo-eric-curi-ortopedista-ombro-cotovelo-sao-paulo

Entre as opções cirúrgicas está a artroscopia, um procedimento minimamente invasivo que utiliza pequenas incisões e uma câmera para visualizar e remover fibroses que restringem o movimento. A artroscopia é opção para tratar ligamentos, tendões e cartilagem, além de remover corpos livres.

Em casos mais graves, a cirurgia aberta pode ser necessária. Dentre as técnicas cirúrgicas abertas a de se citar o “toalete articular”, que seria remoção de tecidos e reconfecção da articulação, um chamado “procedimento de salvação da articulação”, a artroplastia de interposição e a artroplastia total do cotovelo (prótese).

Em casos cirúrgicos, a reabilitação pós procedimento é fundamental para manter os movimentos recuperados e evitar novas fibroses, sendo que o tempo de imobilização após a cirurgia é minimizado para prevenir a formação de novas cicatrizes internas.

Assim, se você está enfrentando dificuldade para mover o cotovelo ou realizando atividades cotidianas devido à rigidez, não postergue a ida ao médico. Agende uma consulta com o Dr. Eric Curi e receba um cuidado personalizado de um especialista capacitado!

Agende sua consulta com o Dr. Eric Curi

Vila Olímpia

SARTOR - Medicina Integrada

Rolar para cima