Patologias do Ombro

Patologias do Cotovelo

Ortopedia Geral

Últimos Artigos

lesao-slap-dr-eric-curi-ortopedista-ombro-cotovelo-são-paulo

A lesão SLAP é um problema que afeta o lábio da glenóide, uma estrutura de cartilagem presente dentro do ombro e essencial para a estabilidade e o funcionamento adequado da articulação.

Essa lesão costuma ocorrer em praticantes de esportes que exigem movimentos acima da cabeça, principalmente gestos de arremesso. O exemplo clássico seria o pitcher no baseball, mas outros esportes também apresentam gesto esportivo, como tênis, vôlei, crossfit, natação, entre outros.

Quando o labrum está comprometido, o paciente pode apresentar dor, estalidos, limitação dos movimentos, entre outros sintomas que impactam diretamente sua qualidade de vida.

Portanto, o diagnóstico preciso e o tratamento adequado são fundamentais para evitar a progressão da lesão e garantir a recuperação da função do ombro.

O que é a lesão SLAP?

A lesão SLAP (superior labrum lesion from anterior to posterior) consiste num destacamento do lábio da glenóide na parte superior da glenóide.

O labrum é uma estrutura fibrocartilaginosa que circunda a cavidade glenoidal, aumentando sua concavidade e proporcionando estabilidade à articulação do ombro.

Na lesão SLAP, essa estrutura se desprende parcial ou completamente do osso glenoidal, afetando também a inserção do tendão da cabeça longa do bíceps, que se ancora no labrum superior.

Quais são as principais causas dessa condição?

As lesões de SLAP ocorrem principalmente em praticantes de esportes de arremesso, como tênis, atletismo, crossfit, pólo aquático, vôlei, dentre outros.

Essa lesão acontece devido ao movimento de rotação da cabeça do úmero sobre a glenoide, especialmente quando o braço está afastado do corpo (abdução), fazendo o bíceps tracionar o labrum e forçando ele a se desprender da parte superior da glenoide.

Durante o arremesso, temos cinco fases principais – seis, se considerarmos a fase de preparação (wind-up).

São elas:

A lesão de SLAP ocorre, caracteristicamente, durante a fase de late cocking, quando o ombro atinge sua rotação externa máxima.

No caso de uma luxação do ombro, a lesão também ocorre no labrum, mas na parte inferior e anterior do labrum. Diferente do SLAP, em que o dano acontece na parte superior, exatamente onde o tendão do bíceps se insere.

Quais são os sintomas dessa condição?

Entre os principais sintomas da lesão SLAP temos:

Como realizamos o diagnóstico da lesão SLAP?

Iniciamos o diagnóstico com a análise do histórico do paciente, investigando sintomas como dor, sensação de instabilidade e perda de força, além de identificar possíveis fatores de risco, como traumas ou movimentos repetitivos.

Durante o exame físico, realizamos testes específicos que ajudam a avaliar a integridade do labrum superior e do tendão do bíceps, com os testes de O’Brain e Speed test.

lesao-slap-tratamento-dr-eric-curi-ortopedista-ombro-cotovelo-são-paulo

Porém, para confirmar o diagnóstico e determinar a extensão da lesão, exames de imagem são essenciais.

Geralmente precisamos fazer uma ressonância magnética, pois este método permite uma visualização detalhada do labrum e das outras estruturas moles do ombro. Em alguns casos, fazemos uma artrorressonância, exame em que é injetado contraste dentro da articulação do ombro.

É possível também realizar uma artroscopia diagnóstica, pois ela permite uma visualização direta da lesão dentro da articulação, e permite já realizar os reparos necessários, sendo, portante, também terapêutica.

Como realizamos o tratamento dessa condição?

O tratamento da lesão SLAP pode ser dividido em duas abordagens principais: conservadora e cirúrgica. A escolha depende da gravidade da lesão, dos sintomas do paciente e do nível de atividade física.

Indicamos o tratamento conservador para casos mais leves ou para pacientes que não realizam atividades esportivas de alta demanda.

Ele inclui fisioterapia para fortalecimento dos músculos do ombro e da escápula, melhora da estabilidade articular e redução da dor.

Além disso, podemos utilizar medicamentos anti-inflamatórios e ajustes na rotina de exercícios para evitar sobrecarga da articulação.

Já a cirurgia no ombro é indicada para casos mais graves, especialmente em atletas ou pacientes que não apresentam melhora com a reabilitação.

Entre as técnicas que utilizamos, a mais comum é a reparo do labrum com âncoras, na qual fixamos o labrum superior no seu leito original na glenoide, utilizando pequenas âncoras que permitem a cicatrização e recuperação da estabilidade do ombro.

Outra opção cirúrgica, especialmente em casos de lesões associadas ao tendão do bíceps, é a  tenotomia e tenodese do bíceps. Neste tratamento o tendão é cortado (tenotomia) e fixado (tenodese) em outro local da cabeça do úmero, reduzindo a tensão sobre o labrum.

O SLAP é uma patologia com características próprias e que demanda um ortopedista experiente para o tratamento adequado. 

Recomendamos ser avaliado por um ortopedista especialista em ombro para compreender bem a gravidade da lesão, indicar a melhor abordagem terapêutica e acompanhar a recuperação, garantindo que você retorne às suas atividades com segurança e sem limitações.

Então, se você sente dor no ombro, estalos ou dificuldade em realizar movimentos, agende uma consulta agora mesmo com o especialista.

Agende sua consulta com o Dr. Eric Curi

Vila Olímpia

SARTOR - Medicina Integrada

Rolar para cima